BanriTech 2022

O BanriTech é uma iniciativa que visa impulsionar o ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul. É mais um movimento que aproxima o Banrisul da sua comunidade, cumprindo com o compromisso fiel de participar ativamente no desenvolvimento social e econômico do Estado. Em 2021, aceleramos 30 empresas e geramos conexões com as mais diversas áreas do Banco e ecossistema! Em 2022, buscamos acelerar novos negócios. As inscrições estão abertas até o dia 03/04 para startups de todo o Brasil.

Benefícios do programa:

Informações e documentos úteis:

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Saiba mais sobre o BanriTech:

Oferecer um programa de aceleração gratuito e aberto para startups, como forma de apoiar o empreendedorismo inovador, promovendo o desenvolvimento do ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul.

O programa está direcionado a empresas estabelecidas, com registro CNPJ de diferentes localidades nacionais, que tenham propostas inovadoras em produtos ou serviços, com potencial de escala.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo website www.banrisul.com.br/banritech, no período de 09 de fevereiro de 2022 até as 23h59min (GMT-3) do dia 03 de abril de 2021.

O programa seguirá o cronograma abaixo:

EVENTO DATA
Divulgação do Edital 09/02/2022
Período de inscrições 09/02/2022 a 03/04/2022
Análise das propostas 04/04/2022 a 10/04/2022
Divulgação das startups selecionadas 12/04/2022
Recursos e contrarrazões 12/04/2022 a 13/04/2022
Reunião de Onboarding 15/04/2022
Confirmação das startups participantes 15/04/2022
Evento de abertura 19/04/2022
Ciclo de aceleração 19/04/2022 a 27/09/2022
Banritech Pitch Day 28/09/2022
  • Identificação dos empreendedores: Nome completo, cópia de documento de identificação e informações de contato (e-mail e telefone);
  • Identificação da startup: Nome da Startup, comprovante de inscrição e de situação cadastral no CNPJ, endereço, cidade/UF sede e website (se houver), logo, pitch, descrição do negócio, setor de atuação e faturamento acumulado nos últimos 12 meses.

No formulário de inscrição também haverá outros questionamentos sobre as características e o estágio do negócio. No ato da inscrição, o participante deverá, obrigatoriamente, declarar que está ciente e de acordo com as regras estabelecidas neste Edital e no Regulamento do programa.

O empreendedor será notificado sobre a situação de sua inscrição em até 72 horas por meio da plataforma de inscrição. Os organizadores poderão, a seu exclusivo critério, solicitar documentação e informações adicionais ao longo do processo de inscrição e seleção.

Assim como o processo de inscrição, o processo de seleção será realizado inteiramente de forma online, e será dividido em duas etapas: Análise de Propostas e Avaliação da Startup.

Para promover o intercâmbio de conhecimento entre as partes e fomentar o desenvolvimento e aceleração das empresas, o BanriTech é direcionado para startups que possuam soluções ou atuem preferencialmente nos segmentos descritos a seguir:

Agronegócios: soluções financeiras que abordem modelagem de risco, oferta de crédito, seguro rural e canais de distribuição de produtos financeiros para o agronegócio. Soluções que diminuam o impacto negativo no meio ambiente e/ou auxiliem para uma economia regenerativa e de baixo carbono.

Serviços Financeiros: soluções que aprimorarem processos de abertura e validação cadastral, processos de modelagem de risco para análise e concessão de crédito, precificação e tomada de decisão. Soluções para consórcios, marketplaces, gestão de investimentos e plataformas P2P. Soluções que contemplem a oferta e concessão de crédito, incluindo oferta direta e antecipação. Soluções que viabilizem a comunicação de forma moderna e eficaz, de modo que entendam o comportamento do cliente e permitam a oferta de produtos/serviços adequados ao seu perfil, contemplando inclusive os cuidados necessários aos clientes com algum fator de vulnerabilidade. Soluções de Analytics, tratamento e sincronização de dados para o Open Finance/Open Banking, assim como soluções com premissas ESG (Environmental, Social and Governance).

Relacionamento com Clientes e Empresas: soluções que apresentem melhoria nos canais de relacionamento com clientes, gestão do atendimento, gestão financeira, programas de benefícios, possibilitando maior agilidade e simplicidade, além de aprimorar a experiência do usuário. Soluções voltadas ao atendimento diverso, incluindo o público vulnerável e/ou que sejam capazes de atuar em um contexto de Open Banking.

Eficiência Operacional: soluções que ampliem a proporção entre as entradas obtidas com os negócios e as saídas para conduzir as operações, melhorando a eficiência operacional. Soluções que promovam a fidelização de clientes, diferenciação de mercado, inovação, qualidade e agilidade de entrega de produtos e serviços, além da mitigação de riscos corporativos (financeiros, processuais, sociais, ambientais, climáticos, entre outros) e fraudes.

Segurança da Informação: soluções que colaborem na proteção de dados e de tecnologias que podem ser acessadas e/ou são utilizadas para a transmissão, recepção, processamento ou armazenamento de informações, garantindo sua confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e legalidade.

Governos: soluções que contribuam para a gestão e/ou automatização de processos operacionais referentes ao acompanhamento e controle de empréstimos consignados de servidores dos órgãos públicos; soluções para prova de vida e soluções para gestão e arrecadação de tributos com PIX e outros meios de pagamento.

  • As startups devem ter faturamento inferior a R$ 4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais) no último ano contábil.
  • Cada empresa deve ser inscrita em plataforma de inscrições definida no edital por apenas um dos sócios. É vedado que dois sócios inscrevam o mesmo negócio em separado.
  • É vedada a participação de pessoas físicas (sócios) menores de idade ou incapazes.
  • É vedada a participação de empresas que tenham algum integrante empregado do Banrisul e/ou cônjuge, companheiro ou parente em linha reta de empregados do Banrisul, conforme declaração assinada no ato da inscrição.

As startups serão avaliadas por um comitê técnico composto por profissionais das instituições envolvidas no programa, denominadas “organizadores”. Uma das etapas da inscrição é o envio de pitch gravado. É de responsabilidade da startup providenciar a publicação e/ou envio do material, conforme formato e prazo estipulado em edital para as inscrições. O Pitch deve abordar a oportunidade, a composição da equipe, o mercado que irá atuar, a solução e seus diferenciais. As startups com melhor avaliação nos critérios estabelecidos em edital serão selecionadas para participar do programa de aceleração.

O Ciclo de Aceleração terá duração de 6 (seis) meses, com início no dia 5 de abril de 2022 e encerramento no dia 28 de setembro de 2022.

Partindo da premissa de que os empreendedores são os protagonistas do desenvolvimento do negócio, as atividades do programa de aceleração estarão voltadas à potencialização das competências dos empreendedores, e ao acompanhamento de indicadores com a finalidade de oferecer o suporte necessário para que as startups em aceleração ampliem sua atuação no mercado.

A primeira etapa do processo de aceleração é a aplicação de um diagnóstico para avaliar o nível de maturidade da startup, a fim de traçar um plano individualizado para a sua aceleração, baseado nas necessidades de desenvolvimento.

A cada startup será concedido ao menos um advisor: especialista do Banrisul e empresas coligadas que acompanharão o desenvolvimento de cada startup oferecendo insights e conexão com as diferentes áreas do banco.

Após diagnóstico inicial, cada startup construirá, em parceria com um advisor e os organizadores do programa, um plano de desenvolvimento baseado em fraquezas identificadas, direcionamentos estratégicos e principais indicadores que deverão ser monitorados durante o período de aceleração.

As reuniões de acompanhamento ocorrerão de maneira virtual e/ou presencial. Nessas reuniões serão avaliados o plano de trabalho, os indicadores de desenvolvimento e as principais tarefas realizadas no período anterior, assim como serão traçadas novas metas até o próximo encontro. O objetivo é que os empreendedores possam validar suas ideias, soluções e modelos de negócio, interagindo intensivamente com o mercado e preparando-se para crescer e escalar.

O programa de aceleração será desenvolvido de forma remota, não excluindo a possibilidade de atividades presenciais quando permitido pelo contexto de distanciamento social.

As startups contarão com uma qualificada rede de mentores composta por especialistas e executivos do Banrisul e de outras instituições envolvidas de consultorias técnicas especializadas – conforme diagnóstico. As mentorias serão focadas em aconselhamento nos aspectos técnicos e mercadológicos, incluindo, no que couber, modelos de receita e precificação, estratégias de vendas, marketing, finanças, desenvolvimento de software, aspectos legais e jurídicos, user experience (UX) e outros que forem pertinentes.

As startups participarão de eventos, palestras e workshops, agregando diferentes atores da comunidade empreendedora para discutir assuntos diversos e novas tecnologias.

Serão realizados eventos com o objetivo de potencializar conexões com o ecossistema de inovação e outros atores, tendo como objetivo promover parcerias e fomentar a geração de negócios e networking.

Sim, quando o cenário da pandemia estiver sob controle e não existir recomendação de isolamento social, o programa ocorrerá presencialmente no Hub de Inovação do Banrisul.

Além disso, informamos que as startups participantes também terão a possibilidade de acessar o espaço do TECNOPUC.

  1. Hub de Inovação do Banrisul: espaço com 52 posições no ambiente de coworking, salas de reunião individuais e coletivas e área para pitch. O acesso ao hub será mediante agendamento prévio, atendendo às políticas institucionais de uso dos espaços. O Hub BanriTech é um ambiente especialmente projetado para criar condições favoráveis à inovação. Além de uma localização privilegiada, o hub está próximo à sede administrativa do Banrisul, no centro histórico de Porto Alegre. No local, as startups terão a oportunidade de se conectarem a executivos das áreas de negócio do Banrisul.
  2. Ecossistema do Tecnopuc: acesso a salas de reuniões e auditórios de uso compartilhado do Tecnopuc e dos laboratórios FreeZone, FabLab e UsaLab, para desempenho de atividades relacionadas diretamente ao programa de aceleração, mediante agendamento prévio, atendendo às políticas institucionais de uso dos espaços, além da infraestrutura do campus da PUCRS. Possibilidade de conexão com empresas do Tecnopuc e participação em eventos do ecossistema, além de desfrutar dos acordos de softlanding que o Tecnopuc possui tanto a nível nacional (Porto Digital, Parque Tecnológico UFRJ) quanto internacional (China, Espanha, EUA, Rússia, entre outros). Mais benefícios podem ser consultados no site: https://tecnopuc.pucrs.br/clube-de-beneficios/.

 

A participação no programa de aceleração é gratuita a todos os participantes. Como contrapartida, as startups se comprometem a participar das atividades propostas no programa de aceleração.

Quaisquer custos que o empreendedor tenha com assessorias para desenvolvimento de negócios e tecnologias serão de sua responsabilidade, bem como despesas com deslocamento, hospedagem e alimentação caso ocorram atividades presenciais na sede do BanriTech em Porto Alegre/RS.

Quaisquer outras despesas que os participantes tenham durante o ciclo de aceleração não serão ressarcidas pelo programa ou quaisquer de seus organizadores.

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O Banrisul poderá, a seu exclusivo critério, penalizar e/ou eliminar qualquer projeto submetido, conforme item 6 (PENALIDADES) do Regulamento.
 

A startup poderá, a qualquer tempo, solicitar a sua saída do programa. Neste caso, a startup deve formalizar a comunicação de saída por e-mail (banritech@banrisul.com.br) e garantir que a informação tenha sido recebida pelos organizadores. Havendo a saída de uma startup do programa, os organizadores se eximem da responsabilidade de preencher a vaga com outra startup.

Os empreendedores participantes do programa concordam em ceder o uso de sua imagem para o Banrisul e para o Tecnopuc. As imagens poderão ser vinculadas e divulgadas nas mídias impressa, televisionada, vídeo, virtual e telefônica. Ao concordar em participar do programa de aceleração, os organizadores do edital poderão utilizar em seus materiais: nome da empresa, logomarca, nome dos empreendedores, descrição da empresa, vídeos e fotos, bem como vídeos que contenham imagens da equipe, a apresentação da empresa, endereço de website, Facebook, Youtube, Linkedin e Twitter e outras redes sociais utilizadas, depoimentos e qualquer material de mídia produzido durante o programa de aceleração, ou fornecido pelos participantes.

Todas as startups que se apresentarão no Banritech Pitch Day poderão ter seu pitch filmado. Desde já as startups concordam em permitir a disponibilização deste material nas redes sociais e armazenamento interno do Banrisul e do Tecnopuc.

Os organizadores não deterão nem possuirão qualquer propriedade sobre as informações fornecidas ou propriedade intelectual contida nos projetos. É de exclusiva responsabilidade da startup participante qualquer tipo de proteção relacionada a patentes, propriedade intelectual e de marca do projeto inscrito no programa de aceleração.

As 10 startups com melhor avaliação apresentarão seus negócios para uma banca formada pelos organizadores e atores do ecossistema de inovação.

As 3 (três) startups de destaque do programa receberão subsídio para participação em evento nacional (CASE/SP, para 2° e 3° lugar) e internacional (Web Summit Portugal, para 1° lugar), sendo o subsídio para 1 (um) empreendedor por startup. O empreendedor terá o prazo de 1 (um) ano a partir do fim do programa para usufruir da premiação. Se constatada a incapacidade de se usufruir da premiação por motivos externos, como pandemia, por exemplo, os organizadores estarão autorizados, a seu exclusivo critério, a definir uma nova premiação, buscando sempre uma equivalência com a premiação anteriormente estabelecida.

Esclarecimentos a respeito do Programa poderão ser obtidos pelo e-mail banritech@banrisul.com.br.

Serão selecionadas até 30 startups para o ciclo de aceleração.

O Tecnopuc (Parque Científico e Tecnológico da PUCRS) realizará a ssessoria técnica do programa de aceleração das startups.

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