Mulher sorrindo com o celular na mão Mulher sorrindo com o celular na mão

Open Banking no Banrisul: Vantagens e ofertas personalizadas para quem é Banrisul.

O que é Open Banking?

O Open Banking, ou Sistema Financeiro Aberto, pode ser entendido como o compartilhamento padronizado de dados e serviços financeiros, por meio da integração e comunicação tecnológica dos sistemas e plataformas das instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

 
Open Banking no Banrisul

Estamos trabalhando para receber os seus dados com toda a segurança que já é característica do Banrisul.

Ao compartilhar os dados com o Banrisul, você nos ajuda a entender melhor o seu perfil e, com isso, oferecer produtos, soluções e jornadas mais personalizadas e relevantes.

Quer ficar por dentro do Open Banking? Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos.

Conheça as vantagens:

Banrisul para Desenvolvedores. Homem no seu escritório sorrindo para o celular. Banrisul para Desenvolvedores. Homem no seu escritório sorrindo para o celular.

No Banrisul, desenvolvemos as APIs do Open Banking para gerar novas oportunidades de negócios, soluções e experiências financeiras.

Conheça nossas APIs. Vamos fazer juntos o Open Banking no Banrisul!

Saiba mais sobre o Open Banking:

O Open Banking, ou sistema financeiro aberto, propicia o compartilhamento padronizado de dados e serviços, entre instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, por meio do uso de APIs (Application Programming Interfaces).
Você é o titular dos seus dados e decidirá quando e com quem deseja compartilhá-los, para finalidades específicas e com prazos determinados. 

Com o Open Banking, você poderá ter maior visibilidade e controle da sua vida financeira, além de acessar as melhores ofertas e condições de produtos e serviços financeiros mais adequados ao seu perfil e às suas necessidades, entre outros benefícios que poderão ser oferecidos.

O Open Banking está sendo implementado de forma gradual, dividido em quatro fases. A 1ª fase já está em andamento, com o início da abertura de dados pelas próprias instituições participantes, sobre seus canais de atendimento, produtos e serviços. Esta etapa não envolve o compartilhamento dos seus dados.
Veja abaixo as fases posteriores:

Na 2ª fase - 13/08/2021, você poderá compartilhar:

  • Dados cadastrais
  • Informações sobre transações de conta corrente, de poupança, de pagamento pré-pagas, de cartão de crédito e de operações de crédito.

Na 3ª fase - 29/10/2021, você poderá compartilhar:

  • Iniciação de transações de pagamento
  • Encaminhamento de propostas de operação de crédito

Na 4ª fase - 15/12/2021, você poderá compartilhar:

  • Informações sobre outros produtos, serviços e transações, como operações de câmbio, investimento, seguros, previdência complementar aberta e contas-salário.

Sim. Você poderá fazer pagamentos através de outras instituições, desde que estas tenham sua autorização expressa e sejam participantes do Open Banking. 

Você poderá compartilhar seus dados cadastrais e transacionais de contas de depósito à vista, de poupança, de pagamento pré-paga, de cartão de crédito e de operações de crédito a partir da 2ª fase de implementação do Open Banking, prevista para 13 de agosto de 2021. No futuro, outras informações, como investimentos e seguros, também poderão ser compartilhadas, mediante seu prévio consentimento.

Você poderá solicitar o compartilhamento de seus dados às instituições financeiras ou de pagamento participantes do Open Banking.

Não. Para compartilhar seus dados no Open Banking é necessária a sua prévia autorização, na forma de consentimento, e todo o processo ocorrerá através de um ambiente digital seguro.

Primeiro, você deverá se identificar e fornecer seu consentimento no canal eletrônico da instituição que você quer que tenha acesso aos seus dados para a prestação de algum serviço financeiro. Em seguida, você será redirecionado para a instituição financeira ou de pagamento que mantém tais dados, e nesse ambiente você poderá autenticar a sua identidade e confirmar o compartilhamento. No último passo, você será redirecionado ao ambiente onde foi feita a solicitação inicial, para a receber o comunicado sobre a efetivação da solicitação de compartilhamento. Somente então seus dados serão compartilhados, observado o prazo de validade do consentimento.

Quando for confirmar o compartilhamento de seus dados, você poderá revisar as informações que deseja compartilhar e verificar se estão corretas. Observe que todo o processo ocorrerá exclusivamente pelos canais eletrônicos das instituições.

Não. O serviço de compartilhamento de dados é totalmente gratuito.

Somente prossiga com o consentimento para compartilhamento de dados caso você conheça a informação a ser compartilhada e a instituição que a receberá, e também tenha interesse no serviço a ser prestado a partir desse compartilhamento. Caso desconfie da origem da comunicação recebida, entre em contato com a instituição que te enviou a mensagem.

Só você pode autorizar o compartilhamento dos seus dados no Open Banking. As instituições financeiras ou de pagamento não poderão transmitir seus dados pessoais a terceiros sem o seu consentimento expresso.

Você pode pedir o cancelamento do compartilhamento dos seus dados a qualquer momento, tanto na instituição onde você deu o consentimento, quanto na instituição que transmitirá a ela esses dados. Após a sua solicitação, o consentimento será cancelado de forma imediata ou, no caso da iniciação de pagamentos, em até um dia.

Você só poderá solicitar o compartilhamento de dados e serviços do Open Banking por meio de canais digitais, como mobile e internet banking das instituições financeiras ou de pagamentos participantes.

Somente você poderá autorizar o compartilhamento dos seus dados no ambiente do Open Banking e esse processo deverá ser realizado através dos canais digitais das instituições participantes, com a confirmação da sua autenticação.

Sim. No Open Banking, você pode compartilhar dados referentes a produtos e serviços financeiros que tenha contratado em instituições participantes, desde que com sua autenticação e autorização nos canais digitais da instituição para qual deseja compartilhá-los.

Preservar a segurança em relação aos dados e serviços compartilhados é um dos principais objetivos do Open Banking. Por isso, as instituições participantes devem cumprir uma série de requisitos para garantir a autenticidade, a segurança e o sigilo das suas informações compartilhadas.