O Pix é a nova solução desenvolvida pelo Banco Central que promete mudar a forma como as pessoas e as empresas realizam movimentações financeiras. Com ele, você pode pagar, receber e transferir valores de maneira instantânea, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo feriados.

Vantagens:

Imagem de moça segurando seu celular com as duas mãos enquanto olha para sua tela. Está escrito: Pi no Banrisul Digital. Imagem de moça segurando seu celular com as duas mãos enquanto olha para sua tela. Está escrito: Pi no Banrisul Digital.

Você pode acessar o Pix através do app Banrisul, que conta com a segurança do cartão virtual financeiro. Com ele, você não precisa mais informar dados de conta, agência e instituição financeira como em TEDs ou DOCs. Basta ter cadastrado as suas Chaves Pix no app Banrisul : pode ser um CPF, CNPJ, número de celular ou endereço de e-mail.

Tire suas dúvidas sobre o Pix:

Para realizar um pagamento via Pix, você pode:

  • ler um QR Code com a câmera do seu smartphone, na opção de fazer um Pix no app Banrisul;
  • informar uma chave Pix, que pode ser CPF/CNPJ, e-mail ou telefone celular do recebedor, por meio da opção disponibilizada no app Banrisul;
  • digitar manualmente os dados da conta transacional do usuário recebedor, como ocorre hoje para iniciar uma TED ou DOC.

Para receber um Pix, você pode:

  • gerar um QR Code e apresentá-lo ao pagador; ou
  • informar ao pagador sua chave Pix, que pode ser CPF/CNPJ, e-mail, telefone celular ou chave aleatória.

O QR Code pode ser gerado uma única vez ou pode ser gerado a cada nova transação, a depender da escolha do recebedor.

Caso não queira gerar o QR Code ou informar a chave, há a opção de informar os dados completos de sua conta ao pagador, que terá que inserir os dados manualmente.

Uma vez concluída a transação, o recurso será imediatamente encaminhado para sua conta e você receberá em tempo real uma mensagem confirmando o crédito na conta.

Fonte: Banco Central do Brasil

A chave é um 'apelido' utilizado para identificar sua conta. Ela representa o endereço da sua conta no Pix. Os quatro tipos de Chaves Pix que você pode utilizar são:

  • CPF/CNPJ;
  • E-mail;
  • Número de telefone celular; ou
  • Chave aleatória*.

 A chave vincula uma dessas informações básicas às informações completas que identificam a conta transacional do cliente (identificação da instituição financeira ou de pagamento, número da agência, número da conta e tipo de conta).

*A chave aleatória é uma forma de você receber um Pix sem precisar informar quaisquer dados pessoais ao pagador. Ele será um conjunto de números, letras e símbolos gerados aleatoriamente que identificará sua conta e que poderá ser utilizado para o recebimento de recursos.

Fonte: Banco Central do Brasil

Não é necessário cadastrar uma chave para fazer ou receber um Pix.

No entanto, o cadastramento da chave é altamente recomendável para receber um Pix. Ainda que você possa receber transações apenas informando os dados da sua conta, essa forma não tem a mesma praticidade que o uso da chave possibilita e pode gerar demora na iniciação da transação, diminuindo o benefício do pagador em fazer um Pix.

Fonte: Banco Central do Brasil

O Pix pode ser utilizado por pessoas físicas, empresas e até mesmo governos. Para pagar ou receber, o importante é garantir que as Chaves Pix estejam cadastradas.

  • R$ 50.000,00 nos dias úteis.
  • R$ 1.000,00 nas seguintes situações:
    • dias úteis, das 20h às 6h,
    • finais de semana (das 20h de sexta-feira até as 6h de segunda-feira) e
    • feriados.
Ilustra de um rapaz sorrindo enquanto segura seu celular com uma das mãos. A sua direita está o símbolo e o logo do Pix. Ilustra de um rapaz sorrindo enquanto segura seu celular com uma das mãos. A sua direita está o símbolo e o logo do Pix.
< class="display-4 text-center ">